quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Faculdades, um novo estado dentro do municipio

Não vou citar nomes, mas vou contar uma história que é real e que sempre acontece.
A faculdade que até 10 anos atras era um lugar de ensino, hoje se tornou um local de disputas.
Sei disso por causa de pessoas que conheço, que sempre tem problemas, e não é porque é um saco os estudos, mas por implicância de pessoas que compõem o campo estudantil, sejam alunos e sua falta de respeito ou professores que não são honestos com todos os alunos.
Essa diferença que é criada em parte por alunos e professores, reflete no aprendizado e no impacto sócio educativo das pessoas.
Não é difícil tratar a todos iguais.
Problema é o corpo estudantil que não conversa e não se interessa pela pessoa que o aluno é, e sim pelo que ele paga ou que ele faz para a faculdade.



Se esse aluno for uma pessoa de certo afinco com uma comunidade maior com pessoas conhecidas, ela passa a ser sim excluída.
Isso acontece quase sempre.
Essa "exclusão" se assim posso falar, é a falta de respeito, falta de conhecimento em saber quem a pessoa realmente é.
Pode-se julgar uma pessoa pelo que ela faz, mas não pelo que ela sente.
Até quando vamos lidar com essas mentes pequenas que julgam sem conhecimento?
Essa falta de respeito com pessoas que são iguais a todos, sejam elas pessoas que escolhem ser diferentes ou não.
Essas escolhas parecem incomodar a sociedade, e quando isso se baseia em uma instituição estudantil, parece ser mais evidente.
Podemos pegar o caso da moça que foi de mini saia para a faculdade como exemplo, o que isso tem haver?
O emprego da falta de respeito no meio estudantil é mais evidente do que nunca, ao menos nos últimos 5 anos isso aumentou. Aonde foi parar o respeito mutuo pelo que as pessoas são?
Faculdades se tornaram populares, mas se tornaram também lugares de um "fascismo" ridículo.
Ao mesmo tempo que é um lugar público, aonde qualquer um pode entrar praticamente, se tornou um local que é tudo menos sua casa, aonde você pode ser você mesmo.
Isso é ridículo.
Digamos que as faculdades na verdade são mini "Vaticano" em um pais. Só que sem mandamentos e sem respeito. 
Isso se da muito por causa da ignorância, da falta de entendimento de conversa.
Não considero isso um bullying, mas de uma estupidez colossal de quem trata com desrespeito uma pessoa que vai estudar e tem que lidar com situações injustas.
Isso já posso sim considerar com um problema social.

Eu vou te julgar... acho que esse é o lema do que essa foto representa. Uma mera foto apenas...
Essa questão não acontece só em faculdades, mas em grande parte de instituições de ensino por ai.
Esse desrespeito, essa falta de carácter das pessoas que eram para ser mestres mas na verdade são pessoas que ensinam a falta de educação.
Infelizmente o mundo esta indo para esse buraco chamado ignorância.
Professores se rendem a  "desejos" de deixar o aluno minimizado.
Ninguém é especial e ninguém é melhor que ninguém. Essa filosofia ficou para trás na década de 80.
Essa igualdade para todos não existe, por isso que falo que a faculdade é um mini estado dentro de um município.
É vergonhoso.
Infelizmente esse mundo encaminha ainda mais para a falta de respeito e ignorância.
Pessoas que se entregam a desejos de fazer outras pessoas se sentirem mal.
Tenho nojo dessas pessoas.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Torcedor pela metade

Fato que marcou a ultima rodada, não foi a goleada do Ajax em cima do NAC ou a goleada sofrida em casa pelo PSV pelo Vitesse.
O que marcou foi o comportamento totalmente estranho da torcida do Ajax.
Time que sempre lota o estádio em Amsterdã, tem boas médias de publico, pode não ser o grande da Holanda pelo simples fato de que sua torcida não fica até o final de jogo.
Não é questão de desmerecer adversários, mas não tem que apoiar seus jogadores, os jogadores de seu time os 90 minutos?
Vai apoiar os 90 minutos só em jogos decisivos?
Em jogos da UCL só que se deve ficar até os 95?
Me conte mais sobre essa história de ser a torcida mais ausente nos momentos que um time precisa.
Resultado poderia estar definido, mas algo esta e estava errado sim.
Apoiar só nos bons momentos é errado, mas deixar esse apoio e sair antes da partida acabar com o resultado já definido... não seria o mesmo que você ser o aniversariante e sair da festa sem dar explicações?
Me pergunto, isso é confiança demais ou prepotência demais?

Esta ai, a foto é a prova concreta do que aconteceu...
Não falo isso como torcedor boeren, pelo contrario. Muita gente, la da terrinha criticou a postura de uma torcida que esta na segunda colocação sair do estádio antes, enquanto no jogo do PSV, os jogadores e a torcida ficaram até depois do apito final no estádio, cantando e apoiando o time.
Não é a questão do momento do time que não é fácil, é questão de respeito ao time que se entrega em campo e a torcida apoia sempre nos momentos difíceis e nos momentos de alegria.
O centenário do time pode não ter títulos, mas tem a melhor torcida de lá por causa disso.
Apoiar sempre, independente se o jogo é bom ou não. Contra um grande ou não.
Quem esta realmente errado? Meu time que está mal mas tem a torcida apoiando o tempo todo, ou a torcida dos jordens que só apoiam quando da vontade?
É isso que parece.
Voce vê festas, mosaico, grandes apresentações em jogos importantes, em clássicos regionais ou não... mas nesse caso é relevante isso sim.
Qual grupo se sente mais perto da torcida?
Qual time se sente mais em casa?
Enfim, posso não estar no topo da tabela, mas ao menos minha torcida não deixa de assistir o jogo para ir embora antes para não perder metro, trem, horário de janta.
Infelizmente o campeonato nivelado por baixo nessa temporada tem dessas atitudes de torcida que se diz a melhor da Holanda.
Parece que coisas mudaram, inclusive, quem é a melhor.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Datas chatas

8 de Dezembro. Mais um dia que poderia ser como qualquer outro, mas infelizmente não é.
O mundo a anos atrás ficava de luto porque uma boa pessoa havia partido.
Como já disse Tom Hanks no filme do Forest Gump: "Por algum motivo que até hoje ninguém sabe o por quê, mataram aquele homem bonzinho."
Logo após a cena dele em uma entrevista (obviamente editado) com ele e John Lennon.
John, Little John, Johnny Boy, Johnny B. Goode, Mister Lennon.
Não importa que nome podemos dar a essa grande pessoa que ele foi.
Pode ter falado as suas e ter provocado.
Pode não ter sido educado o suficiente, mas era rebeldia uma coisa da época.
Sr Lennon partia nesse dia ingrato que é o de hoje por um assassino, que pelas costas atirou nele.
Um suposto fã, um maniaco, um lunático.
Culpando a Lennon e suas músicas pelo que tinha feito.
Ninguém perdoa, e ninguém vai o perdoar mesmo nos dias de hoje, esse ultraje dele.
Ceifar uma vida porque "Deus mandou".
Deus nunca quer isso. Que um filho seja perdido ou assassinado por outro, é um principio básico.
Enfim, o mundo nunca mais fora o mesmo.

Imagine - John Lennon


O primeiro Beatle a nos deixar era aquele que fazia musicas não por interesses comerciais, mas porque amava o que fazia. Sentia prazer. Você percebe isso em várias musicas, e não só nas musicas solo, mas com Paul você via o amor nelas.
O mundo se tornou um lugar chato sem ele, e anos depois, no final de Novembro, seu amigo se juntou a ele no sono.
George, vencido pelo câncer, se foi também.
Datas injustas? 
Não é que "aqui se planta, aqui se colhe"... é a vida. Faz parte dela. Pessoas infelizmente assassinam outras sem motivações, doenças atacam e matam milhares de pessoas por dia.
São artistas, são ícones, por isso a lastima pelo legado que deixam. 
São datas que ficam marcadas, porque foram pessoas que não deixaram só o legado, a história, mas a mensagem de amor ao próximo mais evidente do que as demais pessoas e artistas.
Para Deus todos são iguais, mas na humildade, simplicidade... The Beatles sempre foi assim.
Podem me criticar, me chamar de puxa saco que não ligo.
As pessoas são o que são, mostram ao mundo a importância do amor e merecem sim ser lembradas pelo que fizeram.

Momentos engraçados de Alborghetti.

Não basta ter dias chatos e indômitos, um grande jornalista também morreu por esses tempos, nessa mesma época, e eu o conheci quando era criança.
Foi ele que me "inspirou" a ser uma pessoa sempre franca, sem papas na língua, que fale verdades, doa a quem doer.
Luiz Carlos Alborghetti.
Muitos o julgam pelo politico que foi, pela pessoa de personalidade que ele era.
Mas todos devem admitir que ele não negava a ajuda e o auxilio à ninguém.
Quem precisava ele ajuda, não temia de tirar custos da própria carteira para fazer o que era necessário, ajudar.
Conheci ele quando pequeno e o temia.
Sempre ríspido, apesar de tudo, falava verdades.
Nunca pagou pelas verdades que disse porque Deus sabia que ele era verdadeiro no que dizia.
Ninguém o matou, ele morreu para o vicio. O cigarro. O câncer.
Pessoas boas sempre se vão. As que amam sempre mais, as que deixam um bom carácter e uma boa mensagem de esperança e amor para trás.
Assim é a vida.
Deus não quer que elas sofram mais nesse mundo que esta imundo de corrupção, coisas erradas.
Elas precisaram descansar antes, precisavam dormir.
Aguardando pela grande hora.

domingo, 8 de dezembro de 2013

Tempo de Hipocrisia (Natal)

Chegamos na época da hipocrisia.
Enfim o final de ano, suas festas, suas pessoas bêbadas, drogadas, sem a noção do real significado que pouco se importam para que o Natal serve, e na verdade, para elas, só serve para tirar atrasos alcoólicos ou sexuais.
Ao invés da integração, união e amor ao próximo tão pedido por Jesus, as pessoas no suposto dia do nascimento dele fazem tudo o contrario.
Gastam com coisas e compras que vão alem de suas condições financeiras. Gastam com comidas pagãs que se dizem natalinas mas na verdade tem um propósito ritualístico ridículo aos olhos do "aniversariante do dia".
Não estou sendo chato, estou falando a realidade.
Todo ano cidades pelo mundo com seus corais cantam ao Senhor, dai no final da canção ja partem para o erro.
Natal de união, aonde pobres geralmente não tem 1 panetone para comer, enquanto isso na casa dos vizinhos que recebem bolsa família, tem presentes por toda parte chocotones e panetones a vontade.
Esse é o espirito natalino?
Esbanjar comida?

Pra que tudo isso? É tão difícil ajudar pessoas que não tem uma Ceia de Natal decente?
Nem discuto a respeito de enfeites, é um dinheiro jogado fora.
Dinheiro que poderia ser aproveitado para benfeitorias públicas, ao invés de comemorativas.
Não sou eu que digo isso. Não sou o chato da história.
O próprio Jesus prefere a humildade de um pão e um suco de uva do que vinhos, cervejas, pães de todos os tipos, carnes para todos os gostos.
Porque não a simplicidade dessa época?
Não é questão de pobreza e de não respeitar o dia dele, é fazer como ele queria, esbanjar humildade não é orgulho, mas ser humilde e partilhar da humildade com o próximo isso é o que conta.
O real sentido do Natal hoje esta perdido, foi perdido a anos.
Todas essas datas viraram comércio.
Já acabaram com 2 mandamentos, deturpando a Palavra para beneficio próprio.

Christmas Time (Is Here Again) - The Beatles 

Até os chamados menos humildes na década de 60, se renderam ao espirito de Natal e fizeram uma musiquinha.
Eles todos eram humildes, mas o mundo não via isso deles, alias, até hoje não veem... The Beatles desejando no final, cada integrante um Feliz Natal...
Então o comércio se apropria dessas datas como se os comerciantes se apropriaram do Templo.
Vai demorar muito não para ele expulsar essas pessoas dos escolhidos por ele.
Não se vê diferença nesses dois casos.
A data que era para ser guardada por respeito virou um antro de gente ganhando com isso.
Trabalham em sábados, se curvam a presépios e fazem repetições.
Uma pena não saberem da verdade, porque ela é boa demais, maravilhosa. Simples e direta, sem malandragem.
Não culpo ninguém e nem julgo, apenas ajudo e falo aqui o que é a verdade. Eu sei da bíblia, leio nem sempre mas a entendo e respeito sua mensagem.
Essa época do ano as pessoas esquecem dela e tiram benefícios próprios da data.
Tirar vantagem como sempre, já fizeram isso na Black Friday mais isso não basta, ainda tem o Natal e Ano Novo.
Podem me chamar de chato, estou tranquilo por isso. Não preciso de atenção. Ao me chamar de chato, lembre que o que digo é uma verdade, e nada mais. Ao me chamar de chato você estará chamando de chata a Palavra.
Deixamos de lado essa época que virou de hipocrisia e sejamos sempre amorosos em todas as épocas, sem ser só em uma data. 

sábado, 7 de dezembro de 2013

Sorteio bom até, podia ser pior pra Oranje

Hoje, depois de 50 e poucos minutos esperando, aconteceu o sorteio para a Copa do Mundo, a fase de grupos mais aguardada de todos os anos.
Você leitor, pode conferir a tabela completa no portal UOL, que tem um belo desenvolvimento e voce pode selecionar as cidades aonde vai ter jogos.
Enfim, vou para o que interessa.
Grupo da seleção holandesa, óbvio.
Como já esperado, a Oranje ia entrar em um grupo com um time que esta a frente dele no ranking e mais outras boas seleções.
No final, ficamos com o Grupo B, com Espanha, Holanda, Chile e Austrália.
Poderia ser pior, com certeza.
A vaga do Uruguai podemos considerar a vaga que a Holanda poderia ocupar caso o ranking fosse realmente sério no mês de Outubro.

Clique na imagem para ver em tamanho maior, os Grupos da Copa do Mundo de 2014
Ia ser complicado.
Porem, nosso grupo é de força média sim.
Espanha não é a mesma de 2010 e tenta se renovar. Pode fazer uma boa campanha e luta pela liderança do grupo.
Chile é o concorrente tambem pela vaga, não podemos considerar que é peso morto, porque sempre pode surpreender porque é um pais sul americano.
Austrália é o mais fraco do grupo, seleção que já teve certa tradição, hoje não é sombra do que já foi.
Oranje junto com a Espanha tem tudo para passar de fase.
Oitavas que quem ficar em segundo nesse Grupo B pode pegar o primeiro do Grupo A, que pode ser o Brasil.
A luta na verdade ficará de interesse pela segunda vaga no grupo.
Mas não altera a ordem dos fatos.
Para ser campeão tem que se superar.
Não importa a hora que se jogue futebol, ou o clima, nem o estádio.
Futebol é gol e resultado.
Em finais, sejam Oitavas, Quartas ou Semis, o resultado a interessar é unico, um só.
A vitória.
Senão é pênaltis, sem chance para o azar e para a incompetência.
Temos que superar limites.

Esse é nosso grupo, ataque como LEÕES!
Foi assim em 2010, com um time desacreditado.
Esta sendo assim em 2014 com uma seleção mais desacreditada ainda.
Eu acredito. Prevejo sim um Laranjazzo em 2014.
O grupo pode ser médio, pode não ser forte. Limites foram o que batemos em 2010, quando perdiamos nas Quartas e viramos a partida.
Não interessa quem pode pegar nas quartas, qual chaveamento que vamos enfrentar.
Interessa conseguir o resultado, a vitória.
Isso é futebol.
Somos leões!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Fugir pra que e do que?

Do que as pessoas fogem?
Porque tem tanto medo do que as espera?
Seja o que for, sempre tem alguém correndo atrás de alguma coisa ou tentando esquecer algo do passado que não querem mais lembrar.
Como se essa fuga ajudasse em algo, a solução não se encontra em fugir.
Fugir dos problemas.
Isso pode até adiantar algo, mas na verdade atrasa o inevitável.
O tempo passa, mas só atrasa.
Todos temos contas a pagar, cedo ou tarde todos vamos ser julgados por nossos atos.
E o que define o julgamento é o quanto de bondade que você fez durante todo esse período de sua vida.
Porque se importar tanto? Isso deve ser genético, porque o Pai maior se importa conosco cada dia.
Por mais que tentem matar Ele todos os dias, ele com sua infinita bondade e amor nunca nos abandona de sua graça.
E a força maior vai atuando pelo universo, criando novas coisas...
Seus dons, seu carinho, seu amor.
Isso temos como herança maior.
Mas nesse universo aonde tudo surgiu, aonde tudo surge, aonde tudo acontece.
Aonde o tempo se faz, assim como a matéria que inexplicavelmente se cria em um espaço que inexiste; como podemos definir o problema que enfrentamos é: porque pessoas que não acreditam que temos um refugio, um porto seguro para sermos felizes sempre?
Tudo termina em nada?
Tudo leva a nada?
A razão de tudo é nada?
Acasos apenas?
Perguntas e mais perguntas intermitentes a mente de quem é direto e objetivo e prefere não crer.
Eu creio.
Acredito em um Deus que fez, faz e ainda vai fazer muita coisa.
Ninguém é perfeito, só Ele que é.
Porque o que Ele faz é reto e bom, seu caminho é o verdadeiro, é o justo, pra que se desviar disso?
Emoção?

"Pode qualquer espinho me machucar, tudo me acontecer, mas desviar da verdade...não isso não!" (2 Coríntios 12:7)
Dispenso, prefiro a "chatice" que é ficar do lado do caminho da verdade.
Porque a verdade dói para muitos, mas não para mim, porque sei que Ele é justo no que faz.
Isso não é psicopatia, é o que acontece no mundo, infelicidades, coisas que resultaram do pecado.
Então adianta fugir?
Tem escapatória?
Não, não temos escolha, temos todos o mesmo fim, todos vamos passar por um tribunal.
Todos vamos ser julgados.
Passar a vida toda fugindo e buscando respostas que não tem lógica alguma para o fim de tudo isso de pouco adianta se você não viver na bondade, no amor ao próximo e a ser como o Filho dEle.

All You Need is Love - The Beatles

Como disse "The Beatles" acima, é tudo tão fácil com apenas 4 letras se constrói muito.
Não é difícil fazer isso basta apenas querer e esquecer de problemas, viver a vida bem.
O verdadeiro e único mandamento é o amor. 
Substitua os 10 mandamentos pela palavra acima, que você vai entender bem do que estou falando.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Lesões, o velho fantasma holandês.

Uma sina vai se repetindo novamente e coisa que não é de hoje.
Praticamente pouco mais de 6 meses para a Copa do Mundo e um jogador importante para a Seleção Holandesa sai lesionado no dia de hoje.
Pra variar, em 2009 não foi muito diferente, assim como 2010.
Lembro bem das duvidas nas cabeças de todos, na época, do contestado e pragmático Bert Van Marwijk.
Como falar a respeito de lesões em jogadores holandeses? Porque tantas com jogadores deles.
Minha teoria como já disse antes, é que essa geração saiu com o organismo enfraquecido por causa da 2ª Guerra Mundial.
Jogadores de 60 até nascidos em 90 são terríveis para lesões, pegam mais de 7 meses fácil em qualquer DM de clube.
Com Robben não foi diferente, nem antes do mundial, nem depois quando disse que jogou lesionado.
Jogar no sacrifício.
Se tem jogadores que jogam, são esses.
Tantos quanto conhecemos.
Temporada para eles ainda é humana, comparada a temporada regular de uma Liga de Baseball nos EUA ou a NHL.
Não da para comparar os esportes, mas a quantia de jogos e comprometimentos é mais intensa sem duvidas nos EUA.
Lesões são sempre tratadas e levadas a sério, seja em qualquer lugar do mundo, mas com jogadores que fazem a diferença, fica um "gosto de dó a mais" no ar.
O que voce diria se uma das estrelas principais que você gosta de ouvir cantando, ficasse com câncer?
Podemos comparar? Não. São doenças distintas.
Mas uma competição importante se aproximando, jogadores de qualidade se lesionando, resultado é a aposta nos reservas.
Minha preocupação hoje não é grande como era antes.
Lógico, Robben é importante, mas temos ao menos 50 jogadores para Louis Van Gaal selecionar.

Momento da lesão de Arjen Robben.

Não se sabe a real gravidade do que se passa com o holandês, que para mim, hoje, é o melhor jogador sem duvidas da Holanda.
Espero melhoras, o futebol como um todo precisa de jogadores como ele. Que fazem a diferença.

Marco Van Basten, camisa de 92. Em um de seus últimos jogos pela seleção.

Episódio que marca a relação torcida de futebol com lesões, justamente se dá com o artilheiro da EuroCopa de 88, Marco Van Basten, que havia se lesionado e anunciado o fim de carreira por conta da lesão. Um torcedor, fã do jogador, ofereceu fazer uma cirurgia em que dava a cartilagem que Van Basten não tinha mais.
Dá pra acreditar?
Nome disso é valor, valor que uma pessoa tem por deixar outras felizes.
Você faz isso, e o próximo vai querer ajudar.