quinta-feira, 5 de junho de 2014

Amistoso Holanda 2-0 Pais de Gales (04/06/14)

Era de se esperar que depois de um jogo pegado e decidido só no 1-0, jogo contra Gales fosse mais tranquilo, mas não foi.
Apenas uma mudança em relação ao jogo passado.
De Guzman era titular, mas dessa vez Leroy Fer entrou como titular no meio como volante-armador.
O tempo que ficou em campo produziu pouco e apareceu pouco, esperava muito dele.
Mas ele não é um Strootman que aparece e faz a diferença no ataque.
Devemos esperar essa "atitude" de Blind que fez uma partida discreta e perigosa (violenta).
Ao menos 4 faltas que poderiam lhe render cartão, porem a péssima arbitragem de amistoso o "esquivou" desse problema que poderia complicar os planos do time na partida.
Inicio sempre quente e a oranje começou pressionando.
Únicos perigos que a seleção de Gales proporcionava eram contra ataques atras dos laterais, apenas com a cobertura dos zagueiros ajudando.
O esquema a inicio hoje foi o 4-3-3, porem com um Blind Improvisado no meio como um meia esquerda que atacou pouco durante a partida e foi mais um volante.
No primeiro tempo, gol de Robben foi um alivio, desencanou.
Havia perdido outras 2 chances claras, na terceira a bola sobrou nos pés dele e ele marcou.
Isso aos 32 minutos.

Clique na imagem para ampliar.
Tática do inicio do jogo, Blind volante pela esquerda. Janmaat subindo mais ao ataque, Sneijder falso 9, Robben e Van Persie invertendo de lado.

Van Persie bem marcado durante o primeiro tempo, saiu "sentindo" não se sabe o que.
Joelho, coxa, apenas saiu e deu lugar a Jeremian Lens no segundo tempo.
Mas no primeiro tempo, apesar do gol, o melhor até aquele momento tinha sido Janmaat.
Lateral direito que usa a camisa 7, formado no Feyenoord, apresentou seu melhor desempenho na seleção naquele primeiro tempo.
Subidas constantes ao ataque, boas criações, tabelas e jogadas para ele em profundidade.
Alguns erros passiveis de acerto como a cobertura no espaço que ele deixa e os cruzamentos sem olhar dentro da área quem esta lá.
Mas foi bem no geral.
Primeiro tempo tivemos a inversão constante de lados dos avançados Robben e Van Persie, acaba criando certa confusão defensiva por parte do time adversário porque nunca se sabe como o jogador vai se comportar na frente dele.
Segundo tempo e Fer saiu e a promessa também revelada no Feyenoord, que atualmente joga no PSV, Wijnaldum entrou para criar chances e marcar.
Time ficou mais tempo com a bola no ataque, mas a criação não aconteceu de fato.
Os espaços eram diminuídos muito bem pelo time gales, seu 4-5-1 defensivo ao extremo fez com que nenhuma jogada real fosse criada com perigo.
Alguns chutes de fora da área dos zagueiros holandeses e até de Sneijder revelaram que o espaço era limitado para criar, mas para chutar de longe havia espaço, porem falta de pontaria.
Porem, num contra ataque armado de uma roubada de bola, Robben em velocidade é lançado, vai até a linha de fundo e cruza rasteiro para Lens ampliar o marcador e dar numeros finais ao jogo.
Os 2-0 de bom tamanho mostram que o time esta praticamente formado e fechado para ir ao Brasil

Clique na imagem para ampliar.
Sistema de cobertura da zaga ao Janmaat, como feito no jogo passado só que com Blind subindo. Jogador aparece de surpresa no meio e na ponta.

De Jong deu lugar a Huntelaar, ultima alteração das 6 possíveis, usaram apenas 3. Teste para a Copa do Mundo tem que ser fiel a Copa do Mundo.
Pouco fez Huntelaar, muito aplaudido por voltar a jogar no estadio que ele tanto fez gols.
Porem passou em branco, pouco pode fazer e poucas chances ele teve.
Ultimo teste para Van Gaal colocar os melhores em campo e ver o que pode fazer para a diferença acontecer.

Clique na imagem para ampliar.
Huntelaar no time no lugar de De Jong, super ofensivo com 2 armadores (Wijnaldum e Sneijder) e apenas Blind na contenção. 

Na coletiva disse que jogará de um jeito contra a Espanha e Chile e de outro contra a Austrália.
Mas em campo tudo pode mudar, até o jeito de jogar.
Disse que jogará em 3-4-3 contra as melhores seleções e que "folgará" contra a Austrália.
Não a muito o que ser feito.
Esta sendo feito o que é necessário, pra se conseguir os resultados.
2 jogos sem tomar gols, com a defesa que ele criou desde o jogo contra Equador.
5 defensores de origem, sendo dois com mobilidade para a ala, meio campo e ataque.
Meio Davids, Cocu e Zenden isso? Talvez.
Essa é a cara da oranje, ofensiva como deve sempre ser.
Gales pouco fez, e na melhor chance que teve, foi de um arremesso lateral cobrado rápido, uma desatenção da defesa que pode nos custar caro depois.
Porem, não se deve cobrar muito de jovens jogadores que estão em sua primeira Copa, nem Van Gaal deve estar cobrando, porque faz tempo que eu não o vejo em pé na lateral de campo.
Apenas sentado, observando, como seu professor fazia, um tal de Rinus.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Amistoso Holanda 1-0 Gana (31/05/14)

Falar sobre o amistoso é fácil , entender o que foi feito em campo beira o impossível, porque justamente, vimos um emaranhado defensivo holandês, coisa que não se via a alguns anos, e o toque de bola rápido aconteceu para o gol.
Não é sombra de 4 anos atras, isso é uma verdade, a renovação que Van Gaal fez é evidente, e o temor defensivo em levar gols é uma preocupação.
Foram usados 5 jogadores que vieram da zaga, mas não todos foram usados como zagueiros.
Podemos criticar o estilo 3-5-2, com subidas constantes de Janmaat e de Blind, mas no final deu certo, o time conseguiu se sair bem e defender com maestria, o ataque não tão forte do time africano.
Porem, não é algo a se comemorar.
Pouco menos de 2 semanas pro inicio da Copa do Mundo, vemos um time que é limitado por sua inexperiência defensiva.
Muitos jogadores jovens da linha de meio campo para trás.
Nenhum remanescente de 2010.

Clique na imagem para ampliar.
Time quando atacava, tinha 7 jogadores no campo adversário.

Desde o gol, até o jogador que fica atras de Wesley Sneijder e De Jong, só novatos.
Toda a renovação possível e impossível, todas as peças "descartáveis", jogadores não tão confiáveis ou que lesionaram (infelizmente) são uma realidade na Holanda.
Hoje eu vi um 3-5-2, vi também um 5-3-2, vi um pouco de 4-2-4, um pouco de 4-6, e o famoso 4-3-3.
Falar que o time se comporta do jeito que a bola esta em campo, isso é uma verdade, porque foi o que houve, o mesmo acontecia na década de 70.
As arrancadas de Blind lembrando Van Hanegem, ou Rene Van De Kerkhof, Janmaat fazendo o que Suurbier fez por anos naquela lateral. Van Persie assumindo a liderança do time como Cruyff.

Clique na imagem para ampliar.
Defesa total, conta com a volta dos laterais e o meio todo ajuda na marcação.

Não gosto de comparações, mas Van Gaal deixou o time com a cara e com o jeito que Rinus Michals aceitaria e gostaria de ver.
Fez o que estava no alcance, com os recursos que tinha, a melhor defesa, o meio campo que mais cria, o ataque que mais define.
Tudo a seu modo, do que pode ser realmente aceitável.
Mas a raça, a vontade de conseguir ser o melhor, isso nunca acaba.
Isso é Holanda, isso é determinação.
Esse é o dedo do aprendiz de Rinus Michals no selecionado que conquistou a Europa em 88 com a Euro, o mundo nos anos 70, não com título, mas com emoção, com coração.

Clique na imagem para ampliar.
Esquema da cobertura em Blind. Todos ajudam a não ficar sem lateral. O lateral oposto volta para recompor a defesa.

Podemos esperar algo desse time, se tudo que eles fizerem der certo, e nada de desastrosamente errado principalmente nas eliminatórias pós grupo.
Alias, o grupo se mostra como um dos mais fortes, querendo ou não.
Uma Espanha com sua "tradição importada" da Holanda (futebol) e o Chile a escola sul-americana de raça, Austrália já com a data de volta marcada, não acredita nem em si mesmo para avançar as oitavas.
Acho terrível a prepotência em falar que o time já esta classificado, que o time já ganhou.
Hoje podem jogar mal, mas depois, quem sabe, em menos de 2 semanas, uma maré de sorte assola certo time, e ele acaba surpreendendo.
A gente faz a própria sorte.
O caminho já esta trilhado desses jovens que estão vindo para o Brasil defender a Oranje com o que podem.
Não podemos esperar muito, mas esperamos que eles deem o melhor.
Mesmo num esquema ultrapassado, e que é uma incerteza se ele será usado ou não.
Vamos torcer com todas as forças para que o #laranjazzo2014 acabe ganhando um trending tops no twitter e na web.
Pode sim, nunca é tarde para um time que pode fazer a diferença, conseguir surpreender a todos, inclusive a eles mesmos.
Que venha o mundo!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Verdades sobre a Oranje (para os desentendidos)

Bem, a convocação com 30 nomes saiu, vários bons jogadores. Muito renovado. Excelente.
Surpreendentemente, o Feyenoord, time que não é campeão a muito tempo (11 anos) foi o time com maior numero de jogadores que jogam em um clube a ser chamado, e de jogadores revelados na base.
A 4 anos a história era diferente, muitos jogadores revelados nos demais clubes.
Porem, metade 4 anos mais tarde já vestiu a camisa do time de Roterdã.
Nenhuma surpresa em relação aos convocados, maioria dos jogadores já era esperado de ser chamado.
Algumas nem foram testadas (Kongolo, opções de Blind como volante)
Porem, uma parte da imprensa desconhecendo de futebol e apenas seguindo nomes, acha que a ausência de Van Der Wiel significa algo.
Na verdade é um engano enorme pensar que ele fará falta para a oranje.
Ele é um bom jogador, mas é reserva de um jogador mediano no PSG, já faz 2 temporadas!
Ele tinha espaço garantido por Bert Van Marwijk, isso é mais que fato também, mas perdeu o espaço conforme foi ficando para o banco de reservas.
Jogadores que foram se destacando em seus clubes, inclusive o bom Janmaat do Feyenoord, que faz trio de defesa com De Vrij e Martins Indi, não vejo nada demais dele ser cortado.
Sempre alguém bom de verdade fica fora.
Exemplo é Strootman que lesionado não ira disputar a Copa.
Problema maior é pensar que só um jogador ganha títulos, resultados.
Conjunto, equipe ganha.
A oranje precisa dessa renovação que era necessária.
Alguns erros foram sim feitos por esse comando de Van Gaal, jogadores como o trintão Ruben Schaken foi bizarro de ver ele sendo convocado. Porém, corrigido e cortado a tempo, graças a um olhar mais dinâmico que ele não poderia vir a ser um bom jogador a longo prazo.


Escalação dos 30 nomes (7 serão cortados)

Não vejo erro convocar jogadores que fazem sua parte, mesmo que não estejam em sua plena forma de jogo, como Van Persie que fez uma temporada apagada em 2013/2014 mas foi bem em 2012/2013.
Huntelaar que como sempre é promessa de fazer a diferença, mas lembra muito um Koevermans.
Muitos não gostam do Kuyt, mas o que poucos lembram é que ele corre todo o tempo e marca sempre no meio de campo, o chamado "leão" do time.
Sneijder depois de 2010 não foi mais o mesmo, temporadas ruins na Inter, o fizeram sair de lá e ir pro futebol turco aonde esta até hoje e vai empurrando como pode o time do Galatasaray.
São peças que não são dispensáveis, mas já ruma para sua ultima ou penúltima copa.
A vida útil de jogadores holandeses são assim.
Outro fato é a besteira enorme que alguns veículos da imprensa anda jogado em mídias sociais.
Um esquema de libero que não é usado desde 1950 por seleções que queriam apenas se defender.
Só por causa da quantia relativamente media de jogadores defensivos que foi feita na pré lista dos 30 jogadores.
Um certo 5-3-2.
Bestialidade de quem imagina que a seleção que passou o tempo todo jogando em 4-3-3 iria mudar sua atitude tática para se defender a todo custo.
Deixar só 2 jogadores a frete?
Esquecem que também temos posse de bola e contra ataque.
Quem inventou isso, quer desmerecer muito o trabalho de quem quer fazer algo de novo, e não esta prometendo nada.
Van Gaal disse que "não quer mais nada" na oranje, seu acerto com o Manchester United é certo.
Também disse que iria renovar e o fez, por isso não prometeu títulos e disse que não ira ganhar por isso.
Cedo ou tarde isso iria acontecer.
Erros já foram feitos, acertos já foram também, não há o que reclamar o time vai entrar em campo do jeito que ele entender que é melhor, mas não do jeito que a imprensa quer.
Não existe uma democracia no futebol, quando se esta em jogo uma chance de vitória, de ser campeão.
Antes da Copa já querem dar o título para quem não merece por ser tão arrogante e já pensar que venceu.
Pior ainda é a má propaganda que fazem dos times de fora, parecem vilões de filmes.
Os alemães vão comparar a nazistas, os holandeses a racistas, os italianos a fascistas, os espanhóis a touros violentos, a argentinos um bando de arruaceiros e por ai vai.
Vamos parar de hipocrisia porque futebol é paixão e resultado de quem vence.
Sem clubismo, o melhor vence.
Já lancei uma hashtag que muitos não acreditam #laranjazzo2014 
Acho que muitos que fazem má propaganda, falam do que não entendem, deveriam ficar quietos e aprender a ser um futebolista, e não um jornalista hipócrita que só chutou bola quando era criança e só foi a estádio quando era adolescente, ou um clubista que torce contra e nunca a favor do bom futebol ser jogado.
Jornalismo esportivo de muitos veículos deveriam crescer.
Porque o jornalismo de antigamente era tão bom e não escalava nada e apenas informava.
Hoje faz o contrario, só desinforma e fala besteira.

sábado, 10 de maio de 2014

Doar sua vida

As vezes pensamos que a humanidade é muito cruel que esquecemos que existe coisas boas, pessoas boas e suas atitudes que refletem de forma positiva no mundo.
Uma delas, é um ato sensacional.
Pessoas que dão a sua vida pelo próximo, o ultimo sacrifício.
Aquele mesmo sacrifício feito por Jesus, aquele mesmo por Constantine (ver filme) dentre outros "mártires" sejam históricos de uma realidade nossa ou de quadrinhos ou filmes.
Esse é um ato muito nobre.
Mas como um herói já morto, ferido em batalha consegue sobreviver e ainda assim salvar vidas?
Simples, doação de órgãos.
Muitas pessoas julgam errado ou que o corpo é incorruptível, que não devemos fazer nada com nosso corpo porque isso não é aceitável.



Aonde, que lei que diz que isso é inaceitável?
Bem, alguns extremistas do oriente médio, algumas pessoas que acham que a bíblia fala que não pode fazer nada com o corpo mesmo depois de "tecnicamente morto", mas isso é uma besteira enorme.
Todos esquecem o principal mandamento de qualquer bíblia, alcorão, torá e etcs.
O amor para com o próximo, e o quão espelhados em Deus que todos devemos ser.
Para isso, pouco importa se ja estivermos mortos, usar nossos órgãos para fazer outras pessoas viverem.
Isso não é errado em nenhum aspecto, mostra a bondade e amor que você tem para com seu próximo, seu irmão.
Bobagem é colocar obstáculos no meio do caminho.
Engraçado que até a mídia faz campanhas a favor da bondade alheia, mas vira e mexe e mostra coisas erradas na mesma mídia, algo que deve ser combatido.
Outra grande questão, você é bondoso, morre, da seu coração pra uma pessoa má viver.
Pois é, muitos porquês, muitos caminhos que a vida pode tomar, você ser de uma forma ou de outra, através da vida passageira.
Tudo isso, que vivemos, nosso corpo, isso não é nosso, por isso, porque devemos guardar ele tanto enquanto estamos vivos e depois de já mortos podemos fazer essa bondade?

Moby - What Does my Heart Feel So Bad?

Instinto de auto preservação?
Não, pelo simples fato que esse corpo não é nosso, é um empréstimo, é de Deus, por isso devemos cuidar bem dele enquanto estamos vivos.
Depois, quando tudo estiver perdido, o que pode ser feito, bem doar não é errado, não ajudar quem precisa de verdade é que é o verdadeiro pecado.
É tudo um empréstimo.
Um dia, tudo vira pó, mas também em lágrimas.
De alegria e felicidade para muitos porque fizeram sua parte, doaram, ajudaram ao próximo.
De tristeza para aqueles que disseram não porque não quiseram ajudar ao próximo quando estavam com a oportunidade de fazer isso. Porem, antes, foram num estúdio de tatuagem, num lugar de colocar piercing... "cuidando bem do corpo".

quinta-feira, 20 de março de 2014

Conheça a ti mesmo!

A espiritualidade hoje em dia, parece ser algo banal, principalmente pra quem se diz ateu ou cético.
No meio acadêmico, nas ciências em si, dizer a respeito de Deus parece ser bobagem.
São verdades que eles acreditam, que na verdade são apenas meias verdades.
Pior é que tem gente que ainda é juiz, juri e carrasco para decidir a respeito da existência ou não de Deus.
Ontem descobriram as "primeiras ondas do Big Bang", amanhã descobriram a partícula que faz todas as matérias.
Porem, nenhuma pergunta será respondida, porque nenhuma matéria tem boca, consciência vinda do alem, para explicar o que acontece no universo, pra onde vamos, o que somos, porque vivemos.
Pessoas se concentram tanto em olhar o universo, as estrelas, o cosmos, que esquecem de olhar para dentro de si mesmas.
São todos mortos vivos no sentido espiritual.
Enxergam aquilo que querem ver apenas, não tem a mente aberta a novas ideias, pensam fechados e aprisionado em um mundo de regras, de conceitos, e esquecem que viver não é só trabalhar, comer, dormir.
Fugir desse parâmetro, parece ser loucura. Viver a vontade como o primeiro Buda, apenas amando a tudo e a todos, respeitando a tudo e a todos, parece improvável.

Within You Without You - The Beatles

Encontrar o limite maior da consciência, do que a pessoa é no universo, que não é uma obra do acaso, que nada é uma coincidência. 
Que tudo aconteceu por uma obra sem determinação, sem um Deus.
Pior é ter que aguentar discursos de pessoas que preferem a vida mediócre e infeliz, não encontrar a felicidade, a luz, a verdade, conhecendo a si mesmo.
Muito do que vi e vivi nessa minha vida, faz crer sim na bondade humana, mas também na destruição dela para com o mundo.
O mundo parece sem rumo, mas cada pessoa que vive nele faz o seu caminho. Gira no espaço, a uma velocidade enorme que nem sentimos que viajamos, de tão grande que é.
Somos passageiros indo ao encontro de uma verdade.
Todos vamos descobrir, não muito tarde, as respostas que os cientistas tanto querem encontrar nas estrelas ou nos átomos. 
Não vão encontrar nada com telescópios gigantescos e mega aceleradores de partículas.
Nem mesmo o ser humano se conhece, como que ele quer saber a respeito do universo em si e o que ele realmente é?

quarta-feira, 19 de março de 2014

Mundo e seu fim

Já dizia o velho Texto "quando houver guerras e rumores de guerras, o tempo vindouro chegará";
Não vou ser subjetivo, vou apenas falar o que se passa com o mundo hoje.
Colapso, corrupção, enfim, tudo que é descrito nas mais simples palavras. Já estamos sim em um fim de mundo.
Pode não parecer, uma guerra esta por vir.
"E muitos profetizaram o fim dos tempos, jovens o farão e mais velhos sonharão."
E assim acontece, já perdi a conta de quantas vezes sonhei com o soar das trombetas, o céu vermelho. O choro e a lamentação de um mundo que termina seu ciclo.
O que o planeta quer tanto? Viver bem.
Mas quer viver da forma errada, egoísta que não tem lógica, aquela mesma forma auto destrutiva. Aquela que não se preserva.
O mundo pede socorro. O fim realmente nunca está tão próximo como hoje.
Porem, eu já deixei de me importar, a morte, o fim faz parte de um ciclo.
Ainda mais se for o fim de tudo que conhecemos.
O legado que a humanidade vai deixando nas marcas, na superfície do planeta são essas, as mais ruins possíveis.
Foi assim no tempo de Noé.
O mundo se tornou um lugar tão vil, que a solução foi um completo extermínio.
Sem contar outras nações não tão antigas, até que recentes como a dos astecas, que faziam violência e mortes de graça a seu povo, uma forma de homenagear seus deuses.

Fim do mundo na séire Doctor Who. Ficção ou logo uma realidade...


O dia derradeiro, vai ter muito crente fazendo erros para aproveitar o fim de vida, e terá muitos céticos virando crentes, porque não querem deixar de viver assim.
E ainda o que o tempo tem contra o mundo? 
Nada, apenas cassoa porque o tempo não para, já o mundo, se acaba por causa do tempo, de quem o usa errado, de quem não o cuida e não faz por merecer, viver bem.
Não farei apelos para o mundo melhorar, porque ele não vai.
Esse texto se chegar a muitas pessoas é milagre.
A guerra é eminente, e parece que a falta de conversar, o medo, o receio é um mal que atinge até quem se acha inatingível.
Vivemos novamente na década de 60, só que sem hippies, sem Beatles, sem musica.
Quem vai dar o primeiro tiro? Quem vai iniciar o fim?
Todos nós já fizemos isso, desde Adão e Eva.
Todos nascemos com esse erro, esse pecado que ninguém tira a não ser Deus que perdoa.
Todos vamos pagar.
Não cito datas, nem temas, do que pode acontecer o que esta por vir.
Ninguém sabe.
A esperança esta na bondade de poucas pessoas que ainda dão valor no verdadeiro sentimento que faz o mundo ser um lugar melhor. O amor.
Aos que justamente, só odeiam. Meus pêsames. 

sábado, 8 de março de 2014

Não conhece da Holanda e ainda quer falar dela? Esta com ódio de 2010 ainda...

Enfim, pouco menos de 100 dias para a Copa do Mundo do Brasil e muitos canais esportivos, e respectivamente seus comentaristas viram estes últimos jogos dessa semana como "base" para jogos de Copa do mundo.
Meros amistosos que tiveram mais de 5 substituições cada time, o que não significa muita coisa.
Pior ainda é comentarista que quer criar uma imagem negativa de outro pais, outra nação do futebol, tendo como base uma suposta "vingança" da Copa passada, aproveitando e falando de um suposto mal do momento que vive tal seleção.
No mais, a Oranje esta desacreditada por muitos, mais ainda que em 2010.

Partida contra a França, a Oranje estreou a linda camisa da Copa.
Foi assim também em 78, uma seleção sem Rinus Michals, sem Cruyff e foi até a Final com Neeskens e vários jogadores novos que nunca disputaram a Copa do Mundo antes, e foram derrotados pelo time da casa, que até hoje não se sabe como, mas se especula muito o uso de anabolizantes por jogadores da Argentina!
Falando agora do jogo. França 2x0 Holanda.
Gols bonitos do time francês, Benzema e Matuidi fizeram belos gols.
Defesa nossa hoje parecidíssima com a mesma defesa tão desacreditada de 2010, que foi até a final, e jogou de igual por igual com a Espanha na final, e por um erro de arbitragem grotesco, foi prejudicada.
Ainda vamos dizer a respeito dos não comentaristas, mas desinformantes da população.
Daqueles que despejam palavras ao acaso sobre o que desconhece. 
É o mesmo que eu tentar falar sobre biologia de micro-organismos, ou falar sobre um pedaço de osso da época dos dinossauros.
Não vou conhecer e vou acabar falando besteira.
Foi o que não só eu, mas vários conhecidos vimos, jornalistas falando que a Oranje não tem chance, e usando termos chulos desmerecendo a seleção tão determinada e com raça como a nossa.
Analisar agora fatos:
Van Gaal renovando = Van Gaal não sabe quem escalar para a Copa
Holanda jogando com time reservar da reserva = Holanda jogando mal e pode passar sofrendo em 2° do Grupo
E ainda tem fatos sobre a lesão de Strootman ainda no primeiro tempo, sobre a primeira vez que Boetius e Promes estrearam como titulares. Clasie que é reserva direto foi titular. Sem contar Van der Wiel que não é titular e pode ficar fora da lista final.
Engraçado que nessas horas esquecem de Huntelaar, esquecem de Wijnaldum, Afellay, Lens (titular incontestavel da ponta), Robben (lesionado estava no banco), De Jong ( que tambem é titular absoluto), De Guzman, Depay, e ainda tem varios goleiros como Krul, Stekelenburg, Vermeer.
Time da Copa não é esse que jogou contra a França e esta longe de ser.
Jogadores de ponta como Promes e Boetius tem pouca chance sim de virem para o Brasil. Sem contar o meio de campo.
Se deve analizar que Sneijder jogou pouco ou nada? Lógico que não, ele é que tem que sozinho fazer todo o trabalho de armação, sem ter um jogador criativo do lado, ou uma aproximação de um jogador do meio de campo, como De Jong.

Boetius, um dos estreantes disputando bola com jogador frances já experiente.
E ainda tem ausências como Van der Vaart, o proprio Robben que já citei.
Agora execrar jogadores que não são do futebol inglês, é muito fácil.
Lembraram de De Guzman? De Leroy Fer? Poucos lembram porque ainda jogam em times pouco expressivos da Inglaterra.
Agora desmerecer o time que não é o principal e o titular de fato, com varias peças trocadas, isso é fácil e qualquer um faz.
(Holanda não tem chance com esse time, mas espera, esse time não tem Robben, não tem Lens, não tem De Jong)
Não tiro mérito da França. Mas é fácil ganhar quando o outro time não usa força total.
Agora, antes de falar de algum time que não tem chances, porque a pessoa não assiste ao menos umas 4 partidas da oranje por ano? Porque a pessoa não acompanha o campeonato holandês para ver aqueles mesmos jogadores que estrearam na oranje?
É difícil sair do campeonato inglês e ver o que é mais fácil.
Mas o que é fácil é execrar um time que busca uma renovação que não aparece de uma hora para outra.
Que aos poucos vai crescendo e mudando, pegando certa experiencia.
Van Gaal vem fazendo o certo, vai dando chances para todos, contra times grandes. Mesmo que o time parece fraco hoje, não significa que daqui 100 dias ele será assim.
Desmerecer o time é fácil, que o time é fraco e que com esse time não tem chances. Lógico, entra com meio time reserva, em Copa do Mundo, ele não terá chance mesmo.
Jogamos com o time reserva da reserva, e ainda pensam que conhecem algo do futebol holandês?

Escalação da Oranje pro jogo contra a França. Os que estão pretos, são reservas ou reservas dos reservas.
Quem hoje é soberbo, acha o poderoso, esta a um passo de cair. Pessoa deve primeiro conhecer para não falar besteira e acabar atendendo as expectativas dos leitores ou de quem lhe dá audiência.
Objetivo da imprensa é informar bem e com qualidade.
Analisar fatos de uma partida qualquer pseudo jornalista faz, quero saber se ele assiste a todas as partidas, se ele acompanha realmente o futebol holandês de perto para julgar.
Saber o que se passa no time parece impossível. Pior ainda é quem desconhece do assunto, falar sobre ele, como eu já disse antes.
Como a velha frase, quem ri por ultimo, ri bem melhor.