O Futebol brasileiro parece não sair facilmente do ostracismo, Vasco da Gama e Coritiba fazem uma final inédita, aonde nenhum dos 2 clubes chegou se quer uma vez a final da competição e a ganhou...mostra que a competitividade da competição é baixa ou simplesmente o futebol apresentado por clubes de mais tradição no Brasil esta ficando para trás, como Flamengo, Palmeiras, Atlético dentre outros? Será que a suposta crise na FIFA não enuncia que o futebol não só brasileiro, mas mundial não passa por bons momentos, assim esta acontecendo com a maior parte do futebol Europeu, porque na Itália a Internazionale perdeu drasticamente sua força ofensiva quando Mourinho saiu de lá para treinar o Real Madrid, o Milan totalmente dependente de jogadores com mais de 30 anos na marcação e da criatividade sem graça de jogadores que já são manjados por muitos zagueiros e volantes. Portugal conseguiu levar para a final da Europa League 2 clubes, mas ainda assim esta longe de mostrar um futebol bonito de se ver, porque é mais dependente da criação de jogadores importados do que selecionados na própria base. O mesmo digo do futebol inglês que nos últimos tempos importa mais do que fabrica, assim como o Real Madrid fez com diversos jogadores importados e inclusive uma comissão técnica renovada para 2010-2011 que foi bizarra em diversos momentos, conquistou apenas 1 dos 3 títulos que concorria, e ainda nos pênaltis! Enquanto isso vemos o pragmático futebol brasileiro se resumir a falta de ofensividade, e jogadores ofensivos se encontram em times como Ceara, Coritiba, Vasco, Santos... Coisa que em outros clubes é difícil de notar é a coletividade, sempre o quesito da falta de coletividade faz falta ao futebol brasileiro, coisa que desde muito tempo não aparece na terra verde e amarela, o individualismo em campo não ganha jogo, Messi não é bom porque joga sozinho, tem jogadores oportunistas ao lado dele, Ronaldinho Gaucho não aprendeu dribles em casa, jogou ao lado de Martins no Paris Saint Germain, assim criamos a noção básica que no futebol nada se cria hoje, tudo se copia, o Barcelona desde 70 faz o mesmo estilo tático, o Manchester desde quando Ferguson assumiu criou um estilo tático ofensivo mas clássico, sem perder as características de futebol inglês.
E hoje no Brasil vemos um Vasco da Gama jogando como um clube de Portugal, um Porto e um Coritiba como um clube espanhol comparado a um Villareal ou a um Valência, ou ainda a um Manchester City porque não? Infelizmente o futebol brasileiro hoje perdeu a característica dele, sempre as mesmas jogadas não surtem mais efeito, sempre os mesmos esquemas não dão mais certo, sempre os mesmos jogadores já vão ficando velhos e os zagueiros vão pegando a manha, o futebol a ser jogado hoje é aquele que não se resume em aplicar goleadas, mas que de títulos e jogue bem e encha de alegria a torcida. O dinheiro é que deveria vir depois, mas no futebol brasileiro a realidade é inversa.
Steh, estou com muita saudade de ficar perto de você! Inglesinha do meu coração que amooo muitooo! Não vejo a hora de chegar logo as férias para estarmos mais juntos do que nunca! *-* =* :$ :D
Nenhum comentário:
Postar um comentário