terça-feira, 17 de maio de 2011

Como se livrar da falsa informação?

Nos dias atuais estamos a mercê da péssima qualidade e credibilidade de certos meios de informação que se deixam levar pelo contexto apelativo, seja ele de rancor ou tristeza, apologias a sua própria falta de conhecimento a respeito de determinado assunto e acabamos por cair nesta cilada de pensar que a informação que esta sendo passada é exatamente a correta, mas na verdade estamos sendo enganados e não sabemos da verdadeira razão do assunto. Já não faz muito tempo que já deixei de ver a mídia televisiva no Brasil porque cheguei a uma triste conclusão que mais de 90% da informação que pode ser passada pela televisão foi direta ou indiretamente passada ao publico de forma errada, seja ela uma mensagem sublinhar fora do horário adequado, programas que mais parecem com um antro de burrice e falta de cultura que deixa qualquer expectador menos ligado no mundo e no que se passa mais "avoado" ainda por pensar que a informação que esta sendo passada pode ser de alguma valia em algum futuro, pois na verdade o único uso desse tipo de informação pode ser encontrado em meios de comunicação dos censores do clero na idade média que faziam lavagem cerebral naqueles que eles consideravam "pessoas do mal". Hoje o papel da mídia (principalmente televisiva) hoje é esse, ser o homem que lobotomiza as pessoas que eles querem dominar para não se sentirem por baixo...querem sempre estar por cima e com a razão do que falam...

Será que a midia desde muito cedo ja queria fazer da Nederland uma vilã?

Mas dai como descobrir que esse tipo de informação esta errada? Simples, veja a mesma informação passada em 4 canais diferentes que de uma maneira ou outra ou você vê algo a mais sendo contado ou algo de menos sendo extraído da informação...dai quem tem credibilidade em sua fonte? (acho que se até o bozo fizesse uma televisão as informações dele seriam uma palhaçada, mas a chance de ser mais sincera e verdadeira é maior). O teste é simples e você logo vai ver que parte da informação de relevância pode ser contada ou não... Agora o real motivo da falta da informação completa não se sabe. Meios como jornais, revistas e até alguns sites de internet podem trazer mais detalhes da determinada matéria citada, mas ainda assim a mídia televisiva não estando satisfeita por fazer ou fabricar estas informações erroneamente vai e as joga na internet como se fosse um conteúdo de tamanha relevância, desperdiçando milhares de bits na web e tempo dos usuários que as vezes chegam a pagar R$4/6 a hora de internet para ver uma informação errada. A única saída é sempre que puder não se deixar levar por programações que faz 20/30/40 anos que esta no ar, sempre alimentando a ilusão do publico e esquecendo as verdadeiras coisas erradas que acontecem no mundo como: a fome, a miséria, a AIDS dentre outras desgraças cotidianas que muitos esquecem porque se alienam com programas aonde a traição é bem ensinada, as coisas erradas são coisas mais certas do que as próprias coisas certas dentre outras. Muitos podem ler a informação e se deixar levar pelo o que vêem, a banalização de noticias que eram para transpassar mais pesar acaba passando uma naturalidade que não é natural (não é normal você ver na televisão determinadas noticias inadequadas para crianças que estão assistindo aquela programação).

Camisa feita em 2005 para o jogo Amistoso contra o Racismo entre Inglaterra e Holanda...a imprensa na época quase nem citou o porque do uniforme preto e branco e a campanha da FIFA e da Nike ao combate contra o racismo...coisa que na seleção oranje não se vê acontecer desde uns 10 anos!

Se bem que hoje em dia o preconceito ainda é grande com determinadas culturas, seja social ou religiosa a discussão eterna em saber quem sabe mais, que Deus é o melhor, o real significado do que esta escrito em alcorão ou bíblia... O medo causa esse preconceito, medo da cultura alheia. E o pior ainda não é isso, não bastasse esse medo de conhecer novas culturas e ainda o degredem como se a cultura melhor é seguida através da tradição (vou à igreja aos domingos porque é uma tradição, vou pagar dízimos para ir para o céu e porque é uma tradição) Tradição? Aonde vai parar aquilo que você quer fazer de fato ao invés de pensar na tradição? É antiquado e errôneo essa forma de pensar de muitas pessoas que acham que o universo é fechado, muito pelo contrario, o próprio Ala ou Deus quer que as pessoas façam a diferença e busquem sempre o novo para alcançar a felicidade plena que ele nos da, não ficar retido a uma tradição a qual você esta cansado de seguir (vou ver novela porque esta passando a novela... simples! ao invés de desligar a televisão e ir fazer algo realmente de útil, ou mudar de canal ver se algo de interessante possa ou não estar passando na televisão como alguma série de ficção ou vá para a internet e descubra o que tem de bom naquele ambiente da rede. Cultura pode parecer tradição, mas a tradição quando é levada muito a sério acaba sendo uma rotina, e rotina aos poucos desgasta qualquer pessoa, seja física ou mentalmente. Por isso que hoje em dia temos que ter a mente aberta para o que acontece ao nosso redor, ter paciência para suportar tanta mediocridade que assola a mídia moderna que chega a dar nojo, mas é algo que infelizmente faz parte de nossa vida e não tem para onde fugirmos, temos força para suportar isso porque temos as informações certas ao nosso alcance e temos que ir atrás delas para encontrarmos uma plenitude de vida melhor.

Foto minha com a tal camisa ...meio antiga a imagem, mas a intenção é clara em mostrar que a camisa não é só um pano! Hoje é uma realidade que o respeito sim existe! Diga não a insolencia e ao rascismo!

Steh! Se cuida morrrrr! Te amo muito e não quero te ver doentinha! E se cuida tambem porque o amistoso da Holanda contra a Inglaterra em 2005 deu um empate de 0-0 e desde 96 a Inglaterra não sabe o que é vencer a Oranje! =P =* =D

Nenhum comentário: